O Polo UFLA/DFM lhe convida para a defesa de dissertação do MNPEF

No dia 29 de junho às 14h ocorrerá, de forma virtual, a defesa de dissertação do estudante Wanderson Alves Leal, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, orientado da professora Dra. Iraziet da Cunha Charret e coorientado pelo professor Dr. Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva.

O trabalho, intitulado Estudando Semicondutores no Ensino Fundamental II,  discute a viabilidade de introduzir conceitos de Física Moderna e Contemporânea no sexto ano do Ensino Fundamental II dentro da perspectiva de estabelecimento de um processo de Alfabetização Científica, utilizando como objeto de estudos o conceito de semicondutores, as suas características e algumas das suas aplicações tecnológicas.

Para isso, foi proposta e desenvolvida uma sequência de ensino fundamentada em um conjunto de atividades interativas (investigativas), que permitiu a discussão sobre os modelos de estrutura da matéria, passando pelo conceito de condução em meios materiais e alcançando o conceito de semicondutores. Ao longo do desenvolvimento foram discutidos os aspectos associados com o uso e os impactos da tecnologia atual, que tem como base os materiais semicondutores.

A sequência de ensino foi desenvolvida em quase a sua totalidade no formato virtual, devido à pandemia da COVID19, em uma escola privada. Os resultados, analisados a partir dos indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e por Pizarro, mostram que os estudantes foram se apropriando do vocabulário científico, se tornando capazes de elaborar argumentos explicativos para os fenômenos apresentados.

A banca de avaliação é composta pelo professor Dr. Frederico Augusto Toti, da UNIFAL, pelos professores Dr. Antônio Marcelo Martins Maciel e Dr. Jefferson Adriano Neves, da UFLA, além da orientadora e do coorientador.