Convite para o II Ciclo de Palestras Online: A BNCC Ciências da Natureza e os projetos integradores

O colegiado do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Lavras e o CA de Física, lhe convida a participar do II Ciclo de Palestras Online

A BNCC Ciências da Natureza e os projetos integradores

Neste ciclo de palestras discutiremos a BNCC de Ciências da natureza e suas tecnologias na perspectiva da sua implantação nas escolas de educação básica, com foco nas escolas públicas de Minas Gerais. Faremos uma discussão sobre os projetos integradores e a BNCC bem como as dificuldades, sob o ponto de vista dos professores, para essa implementação.

Inscrições pelo SIG

A viabilidade efetiva de projetos integradores nas escolas

Prof. Dr. Vítor Fabrício Machado Souza

Data: 09/06/2021 às 18h

Link: https://youtu.be/0olhlbGphnY

Qual é o papel pedagógico e político dos projetos integradores? O que significa uma metodologia de projetos integradores interdisciplinares? Como surgiu e se desenvolveu, para a atual conjuntura da educação brasileira - de implementação da BNCC e da Reforma do ensino médio -, a produção de livros didáticos de projetos integradores de ciências? Neste encontro, as perguntas acima e outras serão respondidas com vistas a uma defesa em favor dos projetos integradores enquanto princípio educacional fundamental e elucidação dos seus caminhos possíveis para a escola. Sem, entretanto, traçar uma severa crítica à maneira pela qual os "Projetos integradores" foram incorporados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na perspectiva da BNCC e da reforma do ensino médio.

A BNCC e a formação docente na perspectiva integradora: potencialidades, práticas e tensões

Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva

Data: 16/06/2021 às 18h

Link: https://youtu.be/JHIeWoDp0TA

Na palestra serão discutidos aspectos relacionados à formação docente a partir da BNCC, com foco na relação entre disciplina e área de conhecimento. Serão apresentados alguns dilemas no âmbito da Química (enquanto disciplina do Ensino Médio e campo específico de formação de professores), algumas experiências de formação inicial e continuada no que tange à interdisciplinaridade, bem como reflexões sobre possíveis impactos e direcionamentos para a formação docente.

BNCC Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Reflexões e possibilidades (?) diante do que está imposto

Prof. Dr. Antônio Marcelo Martins Maciel

Data: 23/06/2021 às 18h

Link: https://youtu.be/zP1WSsNkppg

Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acaba de entrar em nossas escolas. Nesta conversa, pretende-se apresentar os objetivos da Base e observar, brevemente, a trajetória de sua construção, destacando alguns marcos, como as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, com a finalidade de refletirmos sobre o discurso e a prática. Num segundo momento, será apresentada a estrutura da BNCC para o Ensino Médio (ou Novo Ensino Médio), destacando o que é considerado como comum (básico, essencial) e o que é apresentado como diferencial. Mediante a visão geral, concentraremos a atenção na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, apontando o que é solicitado e vislumbrando possibilidades para o favorecimento do ensino de Biologia, Física e Química e para as práticas docentes dos professores destas três áreas do conhecimento.

Como os professores da educação básica estão vendo a BNCC Ciências da Natureza?

Profa. Daiane Manoelina Lopes Freitas e Prof. Felipe Moreira Pinto

Data: 30/06/2021 às 18h

Link: https://youtu.be/VV-IUHCqC50

Nos últimos anos, diversas discussões vêm acontecendo acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que acaba de entrar em nossas escolas. Buscando contextualizar nossas discussões e ouvir os principais responsáveis por implementá-las efetivamente em sala de aula, os professores, nessa mesa redonda, ouviremos três professores da área de Ciências da Natureza, que discutirão “Como os professores da educação básica estão vendo a BNCC Ciências da Natureza?” Pretendemos destacar as potencialidades e os desafios para essa implementação, que passa por pensar, planejar e refletir as ações em sala de aula diante dessa nova perspectiva.

Apoio: