Ir direto para menu de acessibilidade.

Exame de qualificação na área de Educação Matemática Inclusiva

Educação Matemática e Surdez

folder

No dia 14 de junho de 2021 às 15h ocorrerá de maneira remota a apresentação do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA da mestranda Jocione Aparecida Marmontelo, cujo o trabalho é intitulado: A contribuição de um Centro de Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática de estudantes com Surdez.

RESUMO: A inclusão educacional de estudantes Surdas e Surdos tem sido alvo de discussões entre as educadoras, educadores, pesquisadoras e pesquisadores. No Brasil, a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tem por objetivo assegurar que essa inclusão aconteça. Uma das ações dessa política é a oferta do Atendimento Educacional Especializado que trata da busca por uma formação integral através do apoio pedagógico ocorrido no contraturno escolar que visa auxiliar a estudante e o estudante com deficiência no seu processo educacional, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação desses estudantes. A pesquisa tem por objetivo investigar e analisar as ações, as intervenções e as adequações didáticas que as professoras e os professores de um Centro de Atendimento Educacional Especializado desenvolvem para a complementação da formação Matemática de estudantes com Surdez. A abordagem metodológica é qualitativa através de entrevistas semi estruturadas com professoras e professores que ensinam Matemática no Atendimento Educacional Especializado. A análise desses dados será a partir da análise de conteúdo. Utilizamos a estratégia da análise documental para os planos de aula, cadernos de itinerância escolar, relatórios de atividades e planejamentos construídos e utilizados desde 2010. Com os resultados e a discussão dos dados, produziremos um fascículo contendo um guia prático de orientações e sugestões para a professora e o professor do Centro de Atendimento Educacional Especializado ou da escola comum que poderá auxiliar na elaboração de materiais didáticos adaptados.

Palavas-Chave: Inclusão. Surdas. Surdos. Matemática. Centro de Atendimento Educacional Especializado.

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA – Orientadora e Presidenta da Banca