A Física como uma Ciência Interdisciplinar

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Lavras e o Centro Acadêmico do Curso organizam um conjunto de atividades de extensão com o objetivo de fomentar o envolvimento dos estudantes do curso de Licenciatura em Física e os professores de Física da educação básica com outras temáticas abordadas pela Física e pelo Ensino de Física. Pretendemos, neste primeiro momento, discutir e debater pesquisas realizadas que apresentam o caráter interdisciplinar de alguns problemas contemporâneos.

Estão programadas outras atividades que abordarão temas associados ao Ensino de Física, a Base Nacional Comum Curricular e os projetos integradores, ao longo dos meses de junho e julho.

Inscrições pelo SIG: https://sig.ufla.br/modulos/publico/eventos/exibir.php?cod_evento_instituicao=17448

I CICLO DE PALESTRA ONLINE - MAIO

Formação e Estabelecimento de Comunidades Alelopáticas

Palestrante

Prof. Dr. Sylvestre Aureliano Carvalho (IFMG/UNESP)

12 de Maio de 2021, 18h

Resumo

Um dos objetivos da ecologia teórica consiste em determinar quais forças ecológicas favorecem a manutenção da biodiversidade diante de perturbações ambientais. Para tanto, a dinâmica das populações que formam comunidades ecológicas é representada por meio de modelos matemáticos de interações ecológicas, que são estudados através de simulações numéricas e aproximações analíticas para se chegar a conclusões gerais. O conceito de estabilidade estrutural (ou seja, a manutenção do modelo de ecossistema sob mudanças aleatórias nos parâmetros do modelo dinâmico) surgiu como uma ferramenta teórica chave para caracterizar a resposta do ecossistema às flutuações do meio ambiente. Iremos abordar aqui a formação e estabelecimento de comunidade sob interações inibitórias apenas. Nossos resultados fornecem contribuições para o debate “complexidade-estabilidade” que tem dominado a ecologia teórica desde os anos 70 do século passado, sendo relevante para orientar as políticas conservacionistas.

Como modelar uma epidemia?

Palestrante

Profa. Dra. Angélica Sousa da Mata (DFI/UFLA)

19 de Maio de 2021, 18h

Resumo

Faremos uma revisão, trazendo um conhecimento básico, sobre doenças infecciosas com objetivo de apresentar um panorama histórico das principais epidemias que afetam a humanidade. Como os estudos em epidemiologia avançaram graças à modelagem matemática? O tratamento matemático tem contribuído substancialmente para a epidemiologia desde a formulação do famoso modelo SIR, no início do século XX. Atualmente, ferramentas computacionais, juntamente com a modelagem matemática, têm se mostrado essenciais para entender padrões epidemiológicos, espalhamento de doenças, a magnitude de surtos epidêmicos e também auxiliar o governo a pensar sobre estratégias de contenção e em como obter o engajamento da população. Essas questões são fundamentais para pensar políticas de saúde pública. Ultimamente, devido à atual pandemia causada pelo novo coronavírus, a importância da modelagem matemática, associada com ferramentas estatísticas e computacionais, tem se tornado cada vez mais evidente.

Aplicações Multidisciplinares de Física Estatística

Palestrante

Prof. Dr. Thadeu Penna (UFF/Volta Redonda)

26 de Maio de 2021, 18h

Resumo

A Física Estatística fornece a base microscópica para o entendimento da Termodinâmica, com origem fenomenológica, principalmente. O gás ideal é o sistema a partir do qual esta se fundamentou e desenvolveu. A partir daí, introduzimos novos ingredientes como interação entre as partículas e passamos a  compreender melhor os fenômenos coletivos e desenvolvemos técnicas para  estudar sistemas com um grande número de componentes. Estas técnicas são  tanto analíticas quanto computacionais. Sistemas sociais e biológicos também apresentam um número grande de componentes, mas muito menor. As interações são diferentes das que estamos acostumados em física. Além de um  grau de desordem maior entre as interações, que podem ser assimétricas e,  principalmente, conflitivas. Vamos apresentar alguns problemas em que as técnicas de física estatística e computacional podem ser aplicadas com sucesso em problemas de interesse sociais e biológicos.