Alexandre Bagdonas
Doutor (2011- 2015) e mestre (2009-2011) em Ensino de Física pela Universidade de Sâo Paulo. Licenciado (2008-2011) e Bacharel (2004-2007) em Física também pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras, atuando no curso de Licenciatura em Física e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atuou como coordenador de área da Física no PIBID e Residência Pedagógica. Os principais interesses de pesquisa são ensino de física e uso da história e filosofia da ciência na educação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de física, ensino de cosmologia e física moderna e contemporânea, história da cosmologia no século XX. (Texto informado pelo autor)
Contato
Setor |
Ensino de Física |
Curriculum |
|
Telefone | (35) 2142-2145 |
|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Disciplinas
GEX190 Introdução à Licenciatura em Física B
GEX191 Física Geral e Experimental I
GEX198 Aspectos Metodológicos no Ensino de Física
GEX224 Atividades de Acompanhamento do Estágio na Licenciatura em Física
PRG1018 Projeto Orientado I
PRG118 Estágio Supervisionado de Física I
GEX201 CTSA No Ensino de Física
GEX202 Produção de Material Didático I
PRG718 Estágio Supervisonado de Física II
GEX145 História da Física
PRG818 Projeto Orientado de Física
GEX266 Introdução a Astronomia
MNPEF
PEF504 PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
PEF503 PROJETO ORIENTADO EM FÍSICA
PEF505 MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA
PPGECEM
PECEM507 - PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Artigos selecionados
vide CV Lattes
BAGDONAS, Alexandre; Kojevnikov, Alexei . Funny origins of Big Bang theory. Historical Studies in the Natural Sciences, v.51, n.1, 2021.
BAGDONAS, ALEXANDRE. A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 37, p. 1250-1277, 2020.
BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João ; GURGEL, Ivã . O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 97-117, 2018.
BAGDONAS, ALEXANDRE; SILVA, CIBELLE CELESTINO . Enhancing Teachers? Awareness About Relations Between Science and Religion. Science & Education (Dordrecht), v. 24, p. 1173-1199, 2015.
BAGDONAS, Alexandre. História da ciência para o ensino de física como cultura: debates sobre a neutralidade da ciência no peŕiodo entreguerras. In: Martins, André Ferrer. (Org.). Física, Cultura e
Ensino de Ciências.. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, v. , p. 195-214.