Ir direto para menu de acessibilidade.

Alexandre Bagdonas

Gentileza solicitar descrição da imagem

Doutor (2011- 2015) e mestre (2009-2011) em Ensino de Física pela Universidade de Sâo Paulo. Licenciado (2008-2011) e Bacharel (2004-2007) em Física também pela USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras, atuando no curso de Licenciatura em Física e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atuou como coordenador de área da Física no PIBID e Residência Pedagógica. Os principais interesses de pesquisa são ensino de física e uso da história e filosofia da ciência na educação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de física, ensino de cosmologia e física moderna e contemporânea, história da cosmologia no século XX. (Texto informado pelo autor)

Contato

Setor

Ensino de Física

Curriculum

http://lattes.cnpq.br/5909226757389275

Telefone (35) 2142-2145

Email

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Disciplinas

GEX190 Introdução à Licenciatura em Física B

GEX191 Física Geral e Experimental I

GEX198 Aspectos Metodológicos no Ensino de Física

GEX224 Atividades de Acompanhamento do Estágio na Licenciatura em Física

PRG1018 Projeto Orientado I

PRG118 Estágio Supervisionado de Física I

GEX201 CTSA No Ensino de Física

GEX202 Produção de Material Didático I

PRG718 Estágio Supervisonado de Física II

GEX145 História da Física

PRG818 Projeto Orientado de Física

GEX266 Introdução a Astronomia

MNPEF

PEF504 PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PEF503 PROJETO ORIENTADO EM FÍSICA

PEF505 MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA

PPGECEM

PECEM507 - PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Artigos selecionados

vide CV Lattes

BAGDONAS, Alexandre; Kojevnikov, Alexei . Funny origins of Big Bang theory. Historical Studies in the Natural Sciences, v.51, n.1, 2021.

BAGDONAS, ALEXANDRE. A favor e contra o método: a tensão entre racionalismo e anarquismo epistemológico na controvérsia entre Big Bang e Estado Estacionário. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 37, p. 1250-1277, 2020.

BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João ; GURGEL, Ivã . O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 97-117, 2018.

BAGDONAS, ALEXANDRE; SILVA, CIBELLE CELESTINO . Enhancing Teachers? Awareness About Relations Between Science and Religion. Science & Education (Dordrecht), v. 24, p. 1173-1199, 2015.

BAGDONAS, Alexandre. História da ciência para o ensino de física como cultura: debates sobre a neutralidade da ciência no peŕiodo entreguerras. In: Martins, André Ferrer. (Org.). Física, Cultura e

Ensino de Ciências.. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, v. , p. 195-214.