Antônio Marcelo Martins Maciel

Gentileza solicitar descrição da imagem

Todas as minhas titulações na área de Física foram obtidas na Universidade Federal Fluminense – Bacharelado (1990), Licenciatura (1995), Mestrado (1993) e Doutorado (1998). Sendo as duas últimas na área de Física Nuclear Experimental. A partir de 1999 passei a ter dedicação exclusiva ao Ensino de Física para a Educação Básica, trabalhando em escolas da rede particular, e da rede estadual e federal, todas localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Em 2005, ao ingressar como professor no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Cap-UERJ) iniciei a atuação como professor supervisor de licenciandos do curso de Licenciatura em Física da UERJ e posteriormente como professor orientador dos cursos de estágio supervisionado. O interesse pela formação inicial de professores de Física me levaram a ingressar na Universidade Federal de Lavras em 2011, como Físico Educador, para trabalhar exclusivamente no curso de Licenciatura em Física. As oportunidades ofertadas por vários programas (PIBID, RP, Programas Institucionais, Pesquisa em Educação Básica - Acordo CAPES-FAPEMIG) e cursos de pós-graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF/UFLA e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PGECEM/UFLA) ampliaram as possibilidades de trabalhar com a formação continuada de professores de Física. Desde então, a formação inicial e contínua de professores consiste na minha linha de trabalho. (Texto informado pelo autor)

Sala

Graduação:

- Introdução à Astronomia

- Didática para o Ensino de Física e Matemática

- Aspectos Metodológicos no Ensino de Física

- Orientação e Supervisão de Estágio 1: cultura e gestão escolar

- Estágio Supervisionado de Física I

- Projeto Integrador 3: meio ambiente e sustentabilidade

- Aspectos Teóricos de Ensino de Física

Pós-Graduação:

- Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem

- Projeto Orientado em Física

- Seminários

Artigos selecionados

vide CV Lattes

SEABRA, M. E. F. ; MACIEL, A. M. M. . ENSINO DE FÍSICA POR PROJETO: O ESTUDO DE TERMOLOGIA EM SALA DE AULA FAVORECENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 14, p. 330-343, 2019. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID580/v14_n1_a2019.pdf acesso em 19/02/2021.

MACIEL, A. M. M.; CHARRET, I. C. ; MARCIANO, C. ; GUALBERTO, E. L. F. . PROBLEMATIZANDO O ESTUDO DA ELETRICIDADE: O ESTUDO DA ELETRODINÂMICA ESTRUTURADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. Ata do XXII SNEF, 2017. Disponível em https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T1103-1.pdf acesso em 22/02/2021

Outras informações:

Linhas de Pesquisa de Interesse:

Formação Inicial e Contínua de Professores - Desenvolvimento, com alunos de graduação participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Licenciatura em Física/UFLA), do Programa Residência Pedagógica (RP-Licenciatura em Física/UFLA), dos programas institucionais da UFLA para a formação de professores, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ULA) e do programa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Educação Matemática, práticas de construção de unidades didáticas como forma de organização dos processos de ensino e de aprendizagem, fundamentado na perspectiva da alfabetização científica. Investigação dos resultados de aprendizagem a partir da pesquisa qualitativa.

Práticas de Ensino e Pesquisa nos Estágios Supervisionados - Investigar os processos de formação de licenciandos durante os estágios supervisionados, de observação e de regência, na perspectiva da formação do professor reflexivo.

Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem de Física e Astronomia - Elaborar, desenvolver e avaliar materiais didáticos para o ensino de Física e Astronomia com estudantes da educação básica e ensino superior.