Helena Libardi

Gentileza solicitar descrição da imagem

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Lavras e trabalha com ensino de física e ensino inclusivo. (Texto informado pela autora)

Graduação:

Física Geral e Experimental Iv

Produção de Material Didático para o Ensino Inclusivo

Estágio Supervisionado de Física I

Produção de Material Didático I

Pós-graduação:

Princípios Básicos de Educação Inclusiva

Ensino Médio e Fundamental: Atividades Experimentais

Ensino de Ciência por Investigação

Estágio Supervisionado

Acompanhamento da Implementação do Produto Educacional

Princípios Básicos de Educação Inclusiva

Artigos selecionados

vide CV Lattes

Artigos selecionados

Cap livro

LIBARDI, HELENA. ENSINO INCLUSIVO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA): ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS E PESQUISAS. In: Margareth Diniz;, Amauri Carlos Ferreira; Adriana Gomes Dickman. (Org.). REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020, v. , p. 147-165.

LIBARDI, H.. Formação inicial de professores de matemática: utilização de atividades para o ensino de geometria para estudantes com deficiência. In: Márcio Rogério de Oliveira Cano;. (Org.). Matemática - Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino Médio. 1ed.São Paulo: Blucher, 2019, v. 1, p. 1-11.

prod Educacionais:

CRUZ, I. A. ; LIBARDI, HELENA ; MACIEL, A. M. M. . O SOL, FONTE DE LUZ E ENERGIA. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional CADERNO DO PROFESSOR DE FÍSICA).

CAMPOS, F. R. A. ; LIBARDI, HELENA ; MENDES, R. M. . Diversificando aulas sobre lentes esféricas com uma sequência de experimentos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional CADERNO DO PROFESSOR DE FÍSICA).

GROSSI, M. C. A. J. ; LIBARDI, H. ; MACIEL, A. M. M. . Ensino de Física inclusivo envolvendo alunos com deficiência visual na Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUTO EDUCACIONAL MNPEF).

CASTRO, J. W. P. ; ANDRADE, J. A. A. ; LIBARDI, H. . INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ENSINO DAS QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES - VOLUME 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUTO EDUCACIONAL MNPEF).

CASTRO, J. W. P. ; ANDRADE, J. A. A. ; LIBARDI, H. . INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA: ENSINO DAS QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES - VOLUME 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUTO EDUCACIONAL MNPEF).

MOREIRA, C. V. ; LIBARDI, H. ; MACIEL, A. M. M. . Atividades Investigativas: laboratório não estruturado na solução de problemas abertos de trabalho e energia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUTO EDUCACIONAL MNPEF).

SILVA, M. M. ; LIBARDI, H. ; ANDRADE, J. A. A. . As Leis de Newton em Atividades Orientadoras de Ensino: uma análise das elaborações conceituais de estudantes do ensino médio em um sistema prisional. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PRODUTO EDUCACIONAL MNPEF).

Doutora em Física (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005)