Iraziet da Cunha Charret

Possuo graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Física Nuclear pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Física Teórica pela Universidade Federal Fluminense (1997). Realizei estágio pós-doutoral no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em 2008. Atualmente, sou professora Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tenho experiência na área de Física, com ênfase em Sistemas Complexos, área em que atuei principalmente com os seguintes temas: sistemas complexos, formação de padrões, simulação computacional. Tenho interesse também na área de modelagem matemática. Atualmente, venho trabalhando na área de formação inicial e continuada de professores, com desenvolvimento de projetos ligados a produção de novas metodologias e materiais para o Ensino de Física, principalmente vinculados a inserção de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica. Atuo no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, orientando professores de física da educação básica no mestrado profissional. (Texto informado pela autora)

Físicas Básicas, Tópicos de Física Moderna e Contemporânea

Artigos selecionados

vide CV Lattes

1- CHARRET, I. C.; MARTINS, R. X. ; CHAVES, M. F. ; SHAB, W. F. ; PINHEIRO, A. C. M. . Estratégia para Recuperação de Estudos em Disciplinas com Elevado Percentual de Reprovação: relato de experiência com Cálculo 1. In: V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico, 2020, Lavras, Minas Gerais. V CIM, 2020.

2- CARVALHO, S. A. ; CHARRET, I. C.; SILVA, S. O. . Mathematical Modeling of Dengue Epidemic: control methods and vaccination strategies. Theory in Biosciences, v. 138, p. 1, 2019.

2- NEVES, J. A. ; CHARRET, I. C.; CARVALHO, S. A. . Estudando a Física do Efeito Estufa no 9o Ano: uma abordagem visando a aprendizagem significativa. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 66-87, 2017.

3- PAIXÃO, C. A.; CHARRET, I. C.; LIMA, R. R.. Intraspecific Competition and Population Dynamics of Aedes aegypti. Brazilian Journal of Physics (Impresso), v. 42, p. 132-136, 2012.

4- CHARRET, I. C.; MARTINS, M. V. C.. Spontaneous Emergence of Pattern in a Predator-Prey System. Physical Review. E, Statistical Physics, Plasmas, Fluids, and Related Interdisciplinary Topics (Online), v. 76, p. 061902-1-061902-8, 2007.