Ulisses Azevedo Leitão

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e doutorado em Física pela Gerhard Mercator Universität Duisburg, Alemanha (1988). Foi pesquisador associado e professor visitante da Universidade Federal de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor Acadêmico do Instituto Doctum. Atualmente é professor e pesquisador no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras, na área de Pesquisa em Ensino de Física. Suas linhas de pesquisa são baseados no referencial teórico de Ciclos de Modelagem (Hestenes), Perfis conceituais (Mortimer), e a aplicação da Teoria de Resposta ao Item na análise e interpretação de resultados de instrumentos avaliativos, para avaliação da aprendizagem e avaliações de larga escala. Ele investiga a aplicação de atividades experimentais e o uso de laboratórios virtuais e laboratórios remotos no ensino de Física e Matemática. (Texto informado pelo autor)

(35) 3829-1960

Teoria Eletromagnética para o Ensino de Física

Tecnologias Digitais e Inovações Pedagógicas

Artigos selecionados

vide CV Lattes

Leitão, Ulisses A. ; FERNANDES, J. A. ; LAGE, G. . Investigação de Perfis Conceituais em uma atividade experimental sobre Força Magnética no Ensino Médio. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 290-315, 2018.

Leitão, U. A. ; Silva, A.A.P. ; Nascimento, N.C.T. ; Gervásio, L. M. B. C. . A bullet fired in dry water: an investigative activity to learn hydrodynamics concepts. Physics Education (Bristol. Print), v. 52, p. 015024, 2017.

Leitão, Ulisses A. . Social Index of Educational Effectiveness: A New Approach from the Perspective of Promoting Equity. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 23, p. 1-29, 2015.

Leitão, Ulisses A. ; PINTO, Anamelea de C. . INTERATIVIDADE E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM RECURSOS DO MOODLE: UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS DE ANÁLISE1415-837X. Teoria e Prática da Educação, v. 16, p. 57-70, 2013.