Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Histórico

O Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM) da Universidade Federal de Lavras foi criado em 16 de outubro de 2020, a partir do desmembramento do Departamento de Ciências Exatas (DEX) desta mesma universidade.

Em sua origem em 1973, o DEX comportava as áreas de Estatística, Física e Matemática e, posteriormente, Computação. No entanto, com a abertura de novos cursos na Universidade e o aumento de ofertas de vagas nos cursos já existentes, a contratação de novos professores tornou-se necessária, ampliando os diferentes grupos do DEX. Este movimento acabou dando origem a novos departamentos, começando com a criação do Departamento de Ciências da Computação em 1999, do Departamento de Física em 2014 e do Departamento de Estatística em 2016. Por fim, ocorreu a extinção do DEX com a criação de mais dois departamentos: o Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM) e o Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM).

O DFM foi constituído com  13 docentes efetivos, organizados em dois setores:

  • Setor de Educação Matemática - 5 docentes
  • Setor de Ensino de Física - 8 docentes.

Destaca-se que a constituição do DFM se deu pela integração de um conjunto de professores, fundamentada no comprometimento com uma formação docente crítica e reflexiva, inicial e continuada, nas áreas de Física e Matemática. Entre as ações formativas atualmente desenvolvidas, destaca-se a atuação nos cursos graduação em Licenciatura em Física e em Licenciatura em Matemática, nos cursos de pós-graduação, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática, este último também com a participação de docentes do Departamento Química, além da participação em outros trabalhos e projetos de formação de professores.